Novas Tecnologias em Comunicação
O ciberespaço
é um espaço aberto pela interconexão mundial dos computadores.
A perspectiva
da digitalização geral das informações provavelmente tornará o principal canal
de comunicação e suporte de memória da humanidade a partir do início do próximo
século.
A internet
permite o envolvimento e interatividade das pessoas através da interconexão,
que expressam livremente suas mensagem em tempo real, a importância de estar
vivendo o atual através do virtual que não deixa de ser real.
O espaço virtual é um agente libertador,
porque não segue padrões dos meios de comunicação como a televisão, o rádio, ou
o jornal, que segundo o filósofo, são essencialmente meios de censura e de
poder político.
A tecnologia
tem impacto no comportamento humano pode ser determinante ou condicionante, as
técnicas determinam a sociedade ou cultura.
A inteligência
coletiva, veneno e remédio da cibercultura, o ciberespaço como suporte da
inteligência coletiva é uma das principais condições de seu próprio
desenvolvimento. Toda a história da cibercultura testemunha largamente sobre o
processo de retroação positiva, ou seja, sobre a automanutenção da revolução das
redes digitais. Este é um fenômeno complexo e ambivalente.
O crescimento do ciberespaço não determina
automaticamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, apenas fornece a
esta inteligência um ambiente propício. De fato, também vemos surgir na órbita
das redes digitais interativas, diversos tipos de formas novas de isolamento,
de dominação, de exploração e mesmo de bobagem coletiva.
O ciberespaço suporta
tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções
cognitivas humanas, como banco de dados, navegação hipertextual, caça de
informações, agentes de software, exploração contextual por mapas dinâmicos de
dados. A explosão de novos estilos de raciocínio e conhecimento, tais como
simulação, uma verdadeira industrialização da experiência de pensamento, que
não pertence nem à dedução lógica, nem à indução a partir da experiência.
As páginas da Web
expressam as idéias, os desejos, os saberes, as ofertas de transação de pessoas
e grupos humanos. Atrás do grande hipertexto está borbulhando a multidão e suas
relações. Tanto nas relações comercias e pessoais o conteúdo esta mais no
virtual que presencial porque o meio eletrônico facilita os processos, como
também agiliza e formaliza qualquer contato
o que pode ser positivo e negativo
depende da intenção do remetente para atingir o receptor da mensagem.
Portanto, o
jeito é congregar com a sociedade virtual e tirar proveito das relações
pessoais e profissionais, podendo usufruir do conforto e agilidade das
negociações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário