sexta-feira, 16 de junho de 2017

Mundo virtual é real


Novas Tecnologias em Comunicação

           O ciberespaço é um espaço aberto pela interconexão mundial dos computadores.
A perspectiva da digitalização geral das informações provavelmente tornará o principal canal de comunicação e suporte de memória da humanidade a partir do início do próximo século.
A internet permite o envolvimento e interatividade das pessoas através da interconexão, que expressam livremente suas mensagem em tempo real, a importância de estar vivendo o atual através do virtual que não deixa de ser real.
 O espaço virtual é um agente libertador, porque não segue padrões dos meios de comunicação como a televisão, o rádio, ou o jornal, que segundo o filósofo, são essencialmente meios de censura e de poder político.
A tecnologia tem impacto no comportamento humano pode ser determinante ou condicionante, as técnicas determinam a sociedade ou cultura.
A inteligência coletiva, veneno e remédio da cibercultura, o ciberespaço como suporte da inteligência coletiva é uma das principais condições de seu próprio desenvolvimento. Toda a história da cibercultura testemunha largamente sobre o processo de retroação positiva, ou seja, sobre a automanutenção da revolução das redes digitais. Este é um fenômeno complexo e ambivalente.
 O crescimento do ciberespaço não determina automaticamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, apenas fornece a esta inteligência um ambiente propício. De fato, também vemos surgir na órbita das redes digitais interativas, diversos tipos de formas novas de isolamento, de dominação, de exploração e mesmo de bobagem coletiva.
O ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas, como banco de dados, navegação hipertextual, caça de informações, agentes de software, exploração contextual por mapas dinâmicos de dados. A explosão de novos estilos de raciocínio e conhecimento, tais como simulação, uma verdadeira industrialização da experiência de pensamento, que não pertence nem à dedução lógica, nem à indução a partir da experiência.
As páginas da Web expressam as idéias, os desejos, os saberes, as ofertas de transação de pessoas e grupos humanos. Atrás do grande hipertexto está borbulhando a multidão e suas relações. Tanto nas relações comercias e pessoais o conteúdo esta mais no virtual que presencial porque o meio eletrônico facilita os processos, como também  agiliza e formaliza qualquer contato o que pode  ser positivo e negativo depende da intenção do remetente para atingir o receptor da mensagem.
Portanto, o jeito é congregar com a sociedade virtual e tirar proveito das relações pessoais e profissionais, podendo usufruir do conforto e agilidade das negociações.



Nenhum comentário: